sábado, julho 18, 2009

ARROW


Um paradoxo é uma declaração aparentemente verdadeira que leva a uma contradição lógica, ou a uma situação que contradiz a intuição comum. Em termos simples, um paradoxo é "o oposto do que alguém pensa ser a verdade". A identificação de um paradoxo baseado em conceitos aparentemente simples e racionais tem, por vezes, auxiliado significativamente o progresso da ciência, filosofia e matemática.
A paradox is a statement or group of statements that leads to a contradiction or a situation which defies intuition; or, it can be an apparent contradiction that actually expresses a non-dual truth (cf. Koan, Catuskoti). Typically, either the statements in question do not really imply the contradiction, the puzzling result is not really a contradiction, or the premises themselves are not all really true or cannot all be true together. The word paradox is often used interchangeably with contradiction. Often, mistakenly, it is used to describe situations that are ironic.
The recognition of ambiguities, equivocations, and unstated assumptions underlying known paradoxes has led to significant advances in science, philosophy and mathematics.
Um paradoxo é uma declaração ou um grupo de declarações que leva a uma contradição ou uma situação que desafia intuição, ou ele pode ser uma aparente contradição que, na verdade, não exprime uma dupla verdade (cf. Koan, Catuskoti). Tipicamente, quer as declarações em causa, na verdade, não implica a contradição, o intrigante resultado não é realmente uma contradição, ou as instalações próprias não são todos realmente verdade ou não pode ser verdade todos juntos. A palavra paradoxo é frequentemente utilizado permutavelmente com contradição. Muitas vezes, erradamente, que é usado para descrever situações que estão irónico. O reconhecimento de ambiguidades, equívocos, e unstated pressupostos subjacentes conhecidos paradoxos levou a avanços significativos na ciência, filosofia e matemática.


http://pt.wikipedia.org/wiki/Teorema_da_impossibilidade_de_Arrow
http://en.wikipedia.org/wiki/Arrow%27s_impossibility_theorem
O Teorema da impossibilidade de Arrow diz que a soma das racionalidades individuais não produz uma racionalidade coletiva.
Experimento
Segundo o teorema são definidos alguns postulados matemáticos que caracterizam o comportamento racional de um indivíduo;
Colocaran-se vários indivíduos juntos para ver se o grupo também segue o mesmo comportamento.
A conclusão ao observar o resultado é a impossibilidade de obter essa informação de antemão. Resumindo, no mundo, o todo não só é maior como também pode ser bem diferente da soma das partes.
O coletivo têm regras próprias de funcionamento e uma racionalidade diferente das individuais.
Exemplo: Se um indivíduo vê uma árvore carregada de frutos e outra quase vazia, a racionalidade individual diz que este indivíduo subirá na árvore carregada; no entanto, na racionalidade coletiva não há como prever se todos subirão na árvore carregada, já que a decisão coletiva prejudica o indivíduo.

CONCLUSÃO: QUESTÕES.
TODOS JUNTOS OU NÃO? DIVISÃO? CONSENSO COMUM?
A CASA DE BANHO É JÁ ALI... A PORTA ESTÁ ABERTA PARA TODOS OS QUE NELA QUEIRAM ENTRAR.
CHEIRA BEM, NÃO CHEIRA?
DRs ENGENHEIROS, PSICOLOGISTAS E ECONOMISTAS, ANALISTAS E CASTANHOS.

Sem comentários: